Especial LEDs – Drivers

ATENÇÂO: A prática a seguir sem um conhecimento ou acompanhamento de um profissional poderá levar a choques elétricos causando danos ou até mesmo a morte. A nossa vontade é de continuar tendo você como um leitor e satisfeito com a sua montagem realizada com sucesso. Não se esqueça de utilizar os EPIs (Equipamentos de proteção individual) como óculos e calçados emborrachados. Lembrando que não nos responsabilizamos por dano algum causado pela prática.

Aqui é o ponto de partida para que tudo funcione. Alguns equipamentos necessitam de ter uma voltagem constante para funcionar, como a corrente fornecida pelas companhias de energia  é a alternada, há então a necessidade de estabilizar essa corrente, essa tarefa é realizada pelos drivers (também conhecidos como reatores) que além de estabilizar possui a capacidade de mudar a corrente a depender da necessidade. Um bom exemplo é o motor. Enquanto ele está trabalhando sem carga a corrente será baixa mas quando a carga é aumentada, a corrente aumenta porém a voltagem permanece a mesma. É o mesmo caso dos LEDs que necessitam do “driver” para fornecer corrente só que nesse caso quem muda é a voltagem e a corrente permanece a mesma. Esse é um fator bastante importante para o funcionamento do LED pois se a corrente aumentar causará aquecimento no LED. Uma vez que um LED super-aquece ele é destruído ou  tem sua vida diminuída. A seguir alguns drivers mais comuns para LEDs.

Luxdrive buckpucks

Buckpucks provavelmente são os drivers mais versáteis do mercado até o momento. De todos são os menores e oferecem uma variedade de opções de montagens e necessidades.

Especificações:

  • Modelos AC ou DC
  • Saídas 350mA, 500mA, 700mA, ou 1A
  • Opções: Sem Dimmer*, Dimmer interno, ou Dimmer externo
  • Opções com cabos ou pinos soldáveis
  • Operação até 32v
  • Sem necessidade de cooler adicional

* Capacidade de acendimento gradual do LED

Todos esses necessitam de uma fonte de alimentação, eles não irão funcionar direto na corrente mesmo apesar de alguns modelos serem do tipo AC (corrente alternada), eles são AC em baixa voltagem (32v). São de baixo custo e quem fabrica é a Luxdrive que atende ao mercado em diversos segmentos e aplicações, funcionam muito bem para aquarios.

Advance Xitanium

Transformadores Advance são bem familiares em computadores, lãmpadas T5 e Hqis e compõem uma linha de drivers da Xitanium. Há diferentes modelos e podem ser utilizados com várias fontes e LEDs. O ponto interessante é que esse driver é um dos poucos que podem ser ligados diretamente na energia.

Especificações:

  • Opção de múltiplas correntes na saída
  • Opção de dimmer (em alguns modelos)
  • Podem ser ligados diretamente na energia

Deal Extreme e Kai Domain

Ambas as empresas oferecem uma boa quantidade de drivers que com certeza atenderá as suas necessidades. Na hora da compra você terá de decidir entre as versões AC ou DC. Não são dimerizáveis e a grande maioria trabalha sob baixa potência. A indicação está mesmo para pequenos sistemas. A grande vantagem está no preço bastante acessível.

Recom RCD-24

É um driver novo no mercado e é muito parecido com o Luxdrive Buckpuck porém com algumas vantagens.

Especificações:

  • Saídas: 350mA, 500mA, 750mA, 1000mA, ou 1200mA
  • Opções: Sem Dimmer, ou Dimmer externo
  • Entradas analógica e digital independentes
  • Conexões: versão cabeada (sem dimmer) ou versão com pinos (com dimmer)
  • Entrada: até 36v
  • Saída: até 32v nos modelos: 350mA, 500mA e 750mA . Saída: até 30v nos modelos: 1000mA e 1200mA
  • Sem necessidade de cooler adicional

Nesses drivers, uma fonte adicional é necessária assim como os Luxdrive Buckpuck. Não inclui potenciómetro, e não permite a voltagem de 5v como referência na saída analógica. Fácil de montar.

Meanwell ELN-30 e ELN-60

Mais uma nova marca de drivers que tem mostrado bons resultados. Semelhante ao Xitanium, esses drivers possuem uma vantagem que é a capacidade de trabalho em alta corrente e com alta voltagem na saída possibilitando o agrupamento de mais LEDs por driver. Todos os modelos possuem a opção dimmer ao contrário dos Xitaniums.

Especificações:

  • Saídas: 30W ou 60W, com várias opções para corrente e voltagens máxima
  • Sem dimmer e com dimmer
  • Ajuste interno para potência para corrente, independente do controle do dimmer externo
  • Operação: 90-264VAC.
  • Proteções contra picos na corrente e curto circuitos
  • Selamento: IP64
  • Sem necessidade de cooler adicional

Excelente driver tanto no papel quando na prática, sem dúvida alguma a melhor opção atualmente. A versão sem dimmer possui a entrega imediata e com preços bastante acessíveis. Para os com dimmer há necessidade de uma modificação realizada pela Meanwell USA levando um tempo a mais para a entrega. Possibilitam bons descontos na compra em quantidade tornando o valor mais acessível.

Drivers DIY

Com a evolução e a praticidade dos drivers fabricados como citados acima, a cada dia que passa as montagens em casa estão se tornando cada vez mais raras. Para os curiosos, segue abaixo alguns links de projetos e montagens (em inglês).

Tradução e adaptação: Denis Costa

Fonte: Nano-Reef

Sobre Denis Costa
Aquarismo Bahia & Sergipe - Forum de Aquarismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: