Especial LEDs – Fabricantes e modelos!

LEDs (Luz Emitida por Diodo)

A primeira coisa que você irá precisar são os LEDs. Existem vários fabricantes, modelos, formas, cores e maneiras para montar. Alguns mais fáceis que os outros. Os mais utilizados para montagens são os da Lumileds (Luxeon), Cree e Seoul Semiconductor. Que serão detalhados logo abaixo.

Lumileds (Luxeon)

Provavelmente um dos fabricantes mais conhecidos no ramo de LEDs de alta potência, praticamente pioneiros há anos com os modelos de LEDs Luxeon I, II e V, apesar de não tão eficientes como so modelos mais atuais.

Seus modelos incluem: Luxeon I, Luxeon III, Luxeon V, K2, K2 TFFC, Rebel White, Rebel Color, Rebel ES, c, Altilon.

Os modelos K2, K2 TFFC e Rebels são LEDs que são mais utilizados para iluminação. Esses são versões mais novas e possuem uma eficiência quando comparados aos modelos mais antigos. O K2 era o mais utilizado como iluminação antes da Cree e da SSC começar a fabricar LEDs de alta potência. O ponto negativo do K2 é que utilizam uma alta corrente gerando assim bastante calor. Com o  K2 TFFC, muitos problemas foram solucionados através da tecnologia utilizada nos modelos Rebel. O ponto principal foi a redução no aquecimento.

O modelo Rebel é o patinho feio da família. Todos os outros LEDS são bem maiores e muito mais fáceis de manipular e realizar soldas. Por outro lado o Rebel trazem a tecnologia SMT (Montagem em superfície tecnológica). Lembra daquelas pecinhas soldadas em uma placa-mãe de um computador? Todas elas se tratam da mesma categoria SMT. São bastante pequenos o que torna a sua solda um enorme desafio. Apesar de pequenos brilham muito bem. A geração de LEDs Rebel são os melhores que a marca tem a oferecer atualmente.

Todos os Luxeon estão disponíveis em diversas cores. Muitas vezes você se confundirá entre os modelos: cool white, blue e royal blue.

NOTA: A partir de 1° de março de 2010 a Lumileds parou de vender todos os outros modelos mantendo apenas a série Rebel,  o que provavelmente servirão como base para os LEDs mais novos futuramente.

Cree

Nova no mercado, a Cree tem causado uma revolução no ramo alcançando a marca dos LEDs mais potentes. São os LEDs mais utilizados em projetos DIY principalmente pelo valor e disponibilidade.

Os modelos XLamp incluem: XR-E, XR-C, XR, MC-E, XP-E, XP-G.

dos produtos da Cree os que nos iremos usa é o modelo XR-E e o XR. A série XR-E possui tudo de novo em iluminação branca em LEDs, incluem o P4, Q2, Q4, Q5 e R2. Esses são fatores de brilho e serão explicados no próximo artigo, mas agora o que você precisa é saber que o Q5 é o mais comum e o que possui maior fator de brilho. Da série XR os mais utilizados por nós são os azuis. Especificamente o XR-E azuis mas não são tão comuns e baratos quando comparados aos XRs. Eles atendem perfeitamente as necessidades.

A série mais nova é a do MC-E e provavelmente irá traçar um novo caminho da Cree quando o assunto for brilho mas particularmente não possuem aplicação para nós porque são extremamente brilhantes fazendo com que dificilmente alcancem com eficácia temperaturas altas de cor com os LEDs azuis e ainda mantenham uma tonalidade satisfatória.

Assim como os Luxeons, a maioria dos modelos estão disponíveis em diferentes cores, exceto no modelo MC-E que está disponível na cor branca.

Há alguns meses atrás (16-02-2010) a Cree vêm apresentando resultados significativos levando  assim a  uma boa competição com os modelos Rebel da Luxeon. A série XP têm sido utilizada com uma certa frequência e vem demostrando resultados excelentes com relação a sua eficácia. Os últimos LEDs, os XP-G são os mais tops da Cree, com capacidade em lumens de 400lm quando combinados com um driver de 1500mA. O mais novo lançamento é o XP-E royal blue que possui resultados muito semelhantes ao XR-E royal blue com a diferença de ser menor. O que faz com que esses LEDs serem bem interessantes é que eles utilizam as mesmas alternativas quando comparados com os modelos Rebel. E ainda por cima há a possibilidade de substituição apenas do LED mantendo as mesmas lentes, tornando a substituição mais barata.

Seoul Semiconductor (SSC)

SSC está numa categoria estranha já que eles atualmente não produzem o “dice” (parte do LED que emite luz) que colocam em seus LEDs. Eles compram da Cree e montam os seus LEDs. Isso faz com que a performance seja bastante semelhante aos LEDs da Cree.

Os modelos mais comuns são: P4 e P7.

O modelo P4 é equivalentemente o XR-E da Cree. A grande diferença está no ângulo de visão do LED onde no p$ é maior. Isso não traz benefício algum. O ângulo de visão pequeno nos LEDs da Cree faz com que uma quantidade maior de luz seja direcionada para o aquário sem a necessidade de lentes adicionais. Os LEDs da SSC não são tão comuns no mercado.

O P7 é muito parecido com o MC-E da Cree e os resultados mostram os mesmo problemas quando usados em aquários.

Essa são os fabricantes de LEDs de alta potência existentes no mercado que produzem LEDs com alta potência, maior eficiência e fácil acessibilidade para o uso no hobby.

Tradução e adaptação: Denis Costa

Fonte: Nano-reef

Sobre Denis Costa
Aquarismo Bahia & Sergipe - Forum de Aquarismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: