Alimentadores automaticos!

Ola pessoal!

O assunto da vez é sobre os alimentadores automáticos. Muita gente já conhece esse aparelhinho e não se trata de novidade alguma, apesar de ganharem popularidade e atingir preços mais acessíveis, esta se tornando cada vez mais comum o seu uso não apenas durante os períodos em que estamos ausente mas diariamente. O objetivo dessa matéria é demonstrar a sua utilidade, seu funcionamento, e quais as diferenças entre os produtos disponíveis no mercado.

O que é um alimentador automático?

Como o nome já diz, trata-se de um equipamento automatizado para alimentar os animais de um aquário de forma periódica e controlada. Pode ser encontrados em duas versões: digitais e analógicos. O primeiro traz um visor em lcd onde agrupa informações como hora, quantidade de refeições e horários para servir, já no segundo essas informações são determinadas através de pinos na qual podem ser levantados e abaixados em um disco e a cada momento que o marcador passar por um pino desses levantado, a comida será servida. Independente da escolha do equipamento é interessante determinar a quantidade de alimento a ser servido e a frequência. Pode parecer algo simples mas se mal ajustado poderá trazer alguns problemas ao tanque.

Seu funcionamento:

Após a configuração da hora atual, é necessário determinar a quantidade de habitantes e calcular a quantidade de alimento servido diariamente. Após isso, configure a quantidade de refeições na qual o aparelho irá servir em um dia para a “galerinha” (existem aparelhos que possibilitam apenas uma ou duas refeições e outros mais modernos que possuem a opção de oito refeições). Feito isso coloque a ração no recipiente de armazenamento e execute alguns testes até conseguir a quantidade ideal de ração para cada ciclo.

Obs.: Não deixe o alimentador muito proximo da água pois a umidade possibilitará a formação de mofo na ração e nos casos dos aquários marinhos, respingos de sal poderá causar oxidação no aparelho por se tratar de equipamentos eletrônicos.

Não utilize pilhas recarregáveis, elas podem perder a carga rapidamente e você ficar na mão. Dê opção as alcalinas e de boa qualidade.

Quando usar?

Essa é uma pergunta bastante discutida nos fóruns pela net. Existem aquaristas que utilizam alimentadores diariamente, por puro luxo ou preguiça ou ate mesmo dificuldade de estar próximo do aquário diariamente. Para esse tipo de aquarista, é muito importante o monitoramento do reservatório garantindo que haverá sempre alimento e livre de mofo pronto para ser servidos. Outros aquaristas preferem utilizar os alimentadores apenas quando vão viajar, para esse grupo é recomendável testes de funcionamento dias antes da viagem para garantir que tudo está em perfeito funcionamento.

Com a entrada dos chineses no mercado aquarístico do mundo, muitos produtos com preços acessíveis e confesso que até alguns sem utilidade  como é o caso de um alimentador musical que encontrei. Há também projetos de alimentadores feitos em casa.

Alguns modelos disponíveis:

Modelo analógico (notem os pinos)

Modelo digital com duas refeições, velhinho mas muito bom!

Outro modelo analógico mais moderno

Digital com 8 refeições

Esse toca até musica na hora do rango

Modelo DIY

Clique aqui para detalhes!

Concluindo:

Pessoalmente, eu utilizo o alimentador quando há dificuldade de encontrar algum colega para monitorar o meu tanque durante o período de ausência, principalmente quando se tratam de viagens longas. Os peixes possuem uma rotina muito voltada para alimentação, pois quando não estão dormindo, estão procurando algo para comer portanto a alimentação algumas vezes ao dia fará com que seu tanque reproduza um ambiente mais próximo do natural. No caso dos aquários marinhos é interessante lembrar que devido a grande quantidade de microvida disponível, muitos habitantes acabam encontrando alimento ali mesmo. Por isso quando nossas viagens forem pequenas (alguns dias) não há necessidade do uso desses equipamentos. Acredito que um dos momentos mais divertidos no aquarismo é a hora da alimentação e quanto mais vezes estiver presente nessas horas, melhor.

Denis Costa

Sobre Denis Costa
Aquarismo Bahia & Sergipe - Forum de Aquarismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: