Maternidade de Corais em Portugal

Ola pessoal,

Passei alguns dias afastado do AquaBaSe porque estava elaborando um trabalho sobre a Maternidade de Corais em Portugal. Simplesmente incrível o que esse engenheiro civil que mora em Lisboa vem fazendo ha alguns anos. Tive o cuidado de ler post a post do forum de origem (Reef Central) e fazer um apanhado de tudo que me chamou atenção.

O oceano é e sempre foi um lugar que fascina a todos. Sua incrível variedade de vida, cores e harmonia torna esse local tão especial não apenas para aquaristas marinhos como para leigos no assunto. Boa parte dessa beleza esta concentrada nos grandes recifes de corais, espalhados pela costa dos 3 oceanos. A grande barreira de corais situado na costa leste australiana é um exemplo colossal de tudo isso. Pode ser vista do espaço e se estende por quilômetros.

Todos sabemos a maneira que o ser humano vêm tratando a natureza e já estamos percebendo o impacto negativo disso tudo nos nossos mares. O aquecimento do planeta está causando desastres gigantescos há décadas nos grandes recifes naturais. É incrível o poder de resiliência que esse organismo possui de se recuperar de tanta agressão como foi relatado por cientistas na década de 80 e 90, muitos seres morreram mas a grande maioria seguiu a famosa Seleção Natural das Espécies de Charles Darwin e sobrevivem até hoje. O aquecimento continua e logo logo certamente num futuro breve teremos que contemplar essas maravilhas da natureza em tanques artificiais espalhados por parques temáticos ou em casas.

Com o passar dos anos o aquarismo se tornou um dos hobbys que mais vêm crescendo pelo mundo, novas pesquisas, avanços tecnológicos e um maior entendimento vem proporcionando ambientes cada vez mais parecidos aos habitats naturais de peixes e corais. Porém com esse crescimento no número de praticantes do aquarismo marinho, a extração de corais, peixes, invertebrados, rochas-vivas de seus locais de origem vem sendo algo realizado de uma forma indiscriminada pelo mundo. Para suprir essa demanda do mercado aquarístico que cresce a cada dia, o homem partiu para um cultivo, principalmente de corais, em ambientes artificiais que reproduzem a vida nos grandes recifes.

Machado de Sousa é um engenheiro civil que mora em Lisboa, Portugal e há mais de 10 anos vem estudando e praticando o aquarísmo marinho em sua residência. Em setembro de 2006, cansado de ver os corais crescerem e tomarem conta do aquário todo, ele alugou uma garagem a 25 quilômetros da sua casa e adequou o local para a sua nova empreitada. Fez isolamentos acústicos e térmicos nas paredes, melhorou a ventilação e construiu algumas estantes de aço para acomodar os tanques. Em 2007, após 5 meses foi dada a largada para uma fascinante jornada que perdura ate os dias de hoje.

O objetivo de Machado era reproduzir corais a partir de pequenos fragmentos de pólipos verificando se era possível obter uma colônia a partir de um fragmento removido de uma outra colônia madura. Se essa teoria fosse comprovada, será possível a reprodução de corais a partir de um único pólipo quando mantidos em um ambiente fisicamente, quimicamente e biologicamente semelhantes ao habitat natural.

A seguir você poderá ver algumas imagens desse grandioso projeto. Em breve publicarei uma matéria mais técnica sobre a maternidade.

Denis Costa

Sobre Denis Costa
Aquarismo Bahia & Sergipe - Forum de Aquarismo

2 Responses to Maternidade de Corais em Portugal

  1. thierry says:

    adorei e lindo , eu estou a tentar fazer reproduçao de corais moles ja tenho ha quase 2 anos mas ainda nao notei alguma reproduçao ou creximento dos corais alguem me pode dar algumas dicas alem da iluminaçao , da alimentaçao o que posso mais fazer para acelerar o processo de reproduçao . obrigado e parabens pelo site

  2. Denis Costa says:

    Ola Edmilson!

    Infelizmten não possuímos. Fizemos o contato via Reef Central

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: