Equipe de Limpeza!

Afinal o que é equipe de limpeza? se é apenas para comer algas podemos incluir todo o genero Acanthuridae como equipe de limpeza rss alguns faxineiros de nossos reefs alem das algas tb decompõe matéria orgânica produzida pelos peixes, cada um em uma função e o conjunto deles que ajuda a manter seu reef sempre limpo, e o principal cuidado é vc quem tem que tomar, não sobrecarregando seu reef de alimento e nem de peixes.
Alguns aquaristas não conhecem a equipe de limpeza, por isso vou colocar fotos nomes e caracteristicas de cada um nesse artigo para ajudar a todos, quanto a quantidade indicada para se colocar de cada um vai depender muito das condições do seu reef.

Em primeiro lugar vamos colocar o paguro que é um dos membros mais conhecidos, existe uma grande variedade deles, mas vc tem que tomar cuidado com o Dardanus que ataca snails ou outros animais para obter alimento, diferente do que dizem os paguros não matam para conseguir conchas novas, ele apenas ocupa conchas limpas e que não tenham restos de animais mortos dentro dela, todos os paguros se alimentam de animais mortos, ou seja todos são carnívoros.

esse é o paguro Bege (Tortugae) que vive mais sobre as rochas

esse é o que chamo de pagurão, ele tem uma coloração mais forte sendo vinho ou verde, tem patas fortes que ficam o dia todo raspando as rvs em busca de algas

esse é o que chamo de Paul Newman por causa dos olhos azuis rss, se alimenta no substrato e fica o dia todo pegando grãos de substrato e raspando em busca de algas.


Esse é o Malvado dessa família, já presenciei ele matando uma Astraea para comer.

Agora mudando para os snails (caramujos) da classe Gastropoda

o Primeiro e mais conhecido é o Tegula Viridula (Turbo) se alimenta apenas de algas dos vidros e rvs, vc deve tomar o cuidado de desvira-lo, na natureza ele vive apenas em locais de pedras e não consegue se desvirar em local de areia.

o Próximo é muito importante pois alem de ser um comedor de algas tb é bioturbador, revolve o substrato ajudando a não ficar compactado, é o Cerithium atratum (Nishi snail)

não se assuste se aparecerem umas estruturas no vidro parecendo uma linha branca enrolada, são desovas de cerithium

o Melhor algueiro de todos é a Astraea Tecta, ela come muita algas e fica bem maior que um turbo.

inclusive tem outros tipos de astraeas que são ótimas para manter um reef livre de algas.

outro snails que a principio se mostrou excelente é a Neritina Virgínia, mas depois descobri que elas gostam de sair para fora do reef morrendo no chão, e tb entram em botas e overflows e tb morrem mais fácil que os outros snails, uma pena ´já que é um dos mais bonitos.

ela desova sempre nos vidros, mas os ovos não vingam

um que gosto muito é o Modulus, pena que dificilmente consigo encontra-los, o snail tem uma tonalidade verde rosado muito bonito

Um excelente para se ter no reef é o Nassarius polygonatus, alem de bioturbador é um ótimo necrófago e detritivoro, mas a quantidade deve ser controlada.

um bem diferente e ótimo é o Strombus Pugilis, é bioturbador e detritivoro

mas o meu preferido é o Turbo Dibs de Fiji, ele se reproduz facilmente nos reefs e é um excelente devorador de algas, mas costuma aparecer apenas durante a noite.

essa é a desova dele

foi passear na praia e achou um caramujo lindo numa poça na praia e resolveu colocar no reef? cuidado vc pode ter introduzido um devorador de snails e moluscos bivalves(nesse caso se lê Tridacnas) tome muito cuidado com o que vc coleta.
esse é um tipo carnívoro

esse outro mata snails para comer, olha o buraco que ele fez na concha do nishi.

esse outro é um doa mais bonitos que já vi, a concha tem uma cor bonita e brilhante e o snail tem uma coloração alaranjado forte, mas tb come corais.

só fique de olho se não tem ninguem comendo a equipe de limpeza, esses dois são exemplos de devoradores de snails.

um outro comedor de algas excelente é o Mithraculus forceps, inclusive come valonias.

outros excelentes algueiros são os ouriços, os pretos predam muita alga calcaria, mas tb devoram toda alga verde que estiver pelo caminho, os ouriços verdes são melhores algueiros e passam uma boa parte do tempo no substrato.

os Ofiuros ou são odiados ou amados rss eu gosto apenas dos pequenos e dos que são bem peludos e vivem enfiados em buracos na rv, esses não deixam um pedaço de ração ou alimento se perder no reef, comem tudo que sobra.

na parte dos vermes temos exelentes faxineiros, os vermes espaghetis, vermes de fogo e uma centena de diferentes vermes que vivem no substrato e dentro das rvs dos nossos reefs, todos são exelentes, e só se tornaram um problema se vc tiver uma grande quantidade de materia organica para eles se reproduzirem.

até as famosas planarias que detestamos em nossos reefs aparecem apenas por ter uma oferta de alimento grande, ou seja tb estão ali comendo materia organica e ajudando seu reef, claro que não estamos falando das planarias que se alimentam de muco protetor de corais rss

outro que acho indispensavel é o Pepino detritivoro, nessas fotos vc pode ver ele limpando o substrato e livrando ele das cianos

esse é outro algueiro que gosto muito, é bem exotico, são os Chitons.

se esqueci de algum é só colocar.

Por Matias Gomes – http://www.brasilreef.com/

Sobre Denis Costa
Aquarismo Bahia & Sergipe - Forum de Aquarismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: