Dosando Vodka para reduzir NO3 and PO4 em Reefs.

Não vou me aprofundar cientificamente nesse assunto. Vou deixar isso para os outros que são mais experientes com este tema. De um modo mais resumido, o objetivo da administração Vodka é fornecer uma fonte de carbono orgânico para crescer bactérias para consumir fosfatos e nitratos. As bactérias são então eliminadas do sistema pelo skimmer e com elas levando os nutrientes que ela consumiu. A idéia aqui é reduzir o nitrato e fosfato para criar um melhor ambiente para os peixes e invertebrados e reduzir as chances de um surto de algas.

Mesmo que seja bastante comum encontrar pessoas dosando Vodka em reefs é bom lembrar que esses trabalhos ainda estão sob observação e ainda não há nada cientificamente comprovado oficialmente . Existe muita pessoa pelos fóruns do mundo realizando testes (ver: ReefCorner.org , ReefCentral.com, Nano-Reef.com). Em geral, os usuários notam uma diminuição acentuada nas concentrações de nitrato e fosfato, enquanto outros observam aumento na intensidade da colocação dos seus corais e uma água mais cristalina.

Nota: Este método é destinado para aquários onde existe uma deficiência para remoção de NO3 e PO4. Sistemas onde essas substâncias encontram-se em valores baixos não serão beneficiados.

Por que Vodka?

Fosfatos e nitratos são os dois principais nutrientes que sofrem redução quando é adicionado carbono orgânico. Basicamente, a administração de quaisquer outros tipos de carbono orgânico lhe daria os mesmos resultados.
As pessoas também têm experimentado isso com vinagre, açúcar, etc (que são orgânicos). A razão pela qual usamos vodka em comparação com outros espíritos é que a vodka é mais pura em sua composição. Vodka é na maior parte etanol: água sem aditivos, sem sabor, etc

Como é reduzir NO3 e PO4?

Por adição de carbono orgânico, vamos aumentar o crescimento bacteriano e reprodução. A razão pela qual fazemos isso é porque as bactérias usam nutrientes como nitrato e fosfato para construir novas células que resultam em uma redução rápida de  NO2 e PO4. Como nós, eles precisam de carboidratos. As bactérias são então eliminadas do sistema pelo skimmer e junto con elas os nutrientes que ela consumiram (NO2 e PO4). A maioria dos usuários vodka nota um aumento significativo na produção de espuma no skimmer, quando comparados sem a adição da Vodka.

O Skimmer

Um skimmer bom é um equipamento fundamental para este método. Cultivar bactérias para reduzir NO3 e PO4 é uma coisa, mas você também precisará remove-las de seu sistema. Se você manter as bactérias em seu sistema, elas acabarão liberando essas substâncias de volta para o sistema quando morrerem. Você não pode confiar apenas nas trocas parciais de água para eliminação delas por isso, verifique se você tem um skimmer bom! A outra razão para usar um skimmer é a troca de gás. O aumento da biomassa bacteriana irá diminuir seus níveis de O2 dissolvido, o que pode causar stress (ou morte) de algum habitante do reef.

Instruções de dosagem:

1. Seu primeiro passo é testar os níveis de NO3 e PO4 seu sistema. Não faça nada sem ter conhecimento deles!

2. Calcule volume de água líquida de seu sistema. O volume de água é a soma do volume do aquário, do sump e refúgio menos rochas vivas e substrato. Em caso de dúvidas quando ao volume real do substrato e rochas vivas, subestime esses valores.

3. Comece com 0,1 ml de vodka por 100 litros por dia durante os primeiros três dias.

4. Então, dobre esta dosagem diária para 0,2 ml para cada 100 l por 4 a 7 dias.

5. Na segunda semana, acrescente  0,5 ml para a dose diária, independentemente do volume do aquário. Sempre testar os níveis de NO3 e PO4 seu sistema. Se os seus níveis de NO3 e PO4 começarem a cair durante a segunda semana,mantenha a dose diária atual. Se o seu NO3 PO4 não cair, acrescente  um adicional de 0,5 ml de vodka para a dose diária na terceira semana. Adicione 0,5 ml da dose diária a cada semana até o NO3 e PO4 cairem.

6. Quando os níveis de  NO3 e PO4 zerarem, reduza a sua dose atual pela metade. Esta será a sua dose diária.

7. Mantenha a dosagem de vodka diariamente (a dose no ponto 6) e  acompanhe o NO3 e PO4. Se os níveis aumentar novamente, aumentar a sua dose diária de 0,1 ml por semana até os níveis começam a diminuir novamente. Os níveis de NO3 e PO4 irão zerar novamente. Esta será a sua nova dose diária.

Obs.: As instruções são para Vodka com graduação alcoólica de 40%.

Resumindo:

Essa matéria está publicada no fórum na sessão Marinho. Entre e participe!

Referências:

Reefkeeping.com – Vodka Dosing…Distilled!
ReefCentral.com – Dosing vodka to bring down N and P
Nano-Reef.com – Dosing Vodka, in a nano

Sobre Denis Costa
Aquarismo Bahia & Sergipe - Forum de Aquarismo

4 Responses to Dosando Vodka para reduzir NO3 and PO4 em Reefs.

  1. ANDERSON says:

    DENIS

    SÓ PRA TIRAR DUVIDA.
    0,1 ML SIGNIFICA – 1 ML
    MEU REEF TEM 600 LITROS COMO DEVE SER AS DOSAGENS POIS AINDA ESTOU COM UM POUCO DE DUVIDAS, SE NÃO FOR PEDIR MUITO POR FAVOR ME ENVIE UM PASSO A PASSO COM SA DOSAGENS A SER RELIZADAS
    OBRIGADO

    • Denis Costa says:

      Anderson!

      Te respondi por e-mail mas está voltando.
      0,1ml é 1/10 de 1ml como no texto mesmo. Voce pode proporcionar esse valor com uma seringa de insulina a venda em farmacias.
      Essa proporção é para 100litros. Basta só proporcionar para o seu volume.
      Grande abraço!

  2. Artur says:

    Olá , sou Artur de( Macau ) , tenho um aquário marinho de1 m de comprimento por volta de 250 l de agua , nestes últimos dois meses meu aquário houve uma grande crescida de NO3 , deve ser por causa do crescimento de quantidade dos peixes e aumento de comidas fornecidas. Maioria de sps morreram e de restos tornaram da cor castanhas .Tentei fazer mais mudanças da agua mas tambem nao houve bom resultado .
    Vou experimentar esta forma ( vodka). Obrigado:)

    • Artur, vc tem que ver se o seu skimmer está suportando a carga orgânica para manter todos os animais que vc tem, pois com o uso da vodka vc terá que caprichar no skimmer, caso contrario, o nitrato não vai baixar nunca. Um skimmer superdimensionado é aquele que é para uma capacidade de 2 ou 3 x o volume total do seu tanque mais o sump, porque quando a vodka entrar no aquário ela não fica na água e logo sao consumidas pelas bacterias, esses e duram pouco tempo na água por isso elas são mortas e retirada do aquário através do skimmer removendo o NO3 e o PO4 do tanque sem o skimmer ideal as bacterias consumidoras destes elementos ( NO3 E PO4 ) não será retirada por completo e sim parcialmente deixando o resto delas que irão formar o ciclo do nitrogênio passando por amônia, nitrito e chegará em nitrato novamente e esse ultimo vai se acumulando com os restantes que não foram retirados ai ele nunca irá baixar…. espero ter esclarecido a sua dúvida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: