Dosando açúcar para reduzir NO3 e PO4 em Reefs.

No último post falamos sobre como reduzir o NO3 e PO4 utilizando vodka (maiores detalhes, clique aqui). Hoje, iremos discutir uma outra técnica onde o açúcar é usado para reduzir o NO3 e PO4 muito semelhante da vodka.

Por que açúcar?

Fosfatos e nitratos são os dois principais substâncias que sofrem redução quando há adição de carbono orgânico. Basicamente, o tratamento com qualquer tipo de carbono orgânico resultará nos mesmos resultados.
As pessoas também têm experimentado isso com o vinagre, vodka, etc (que são orgânicos). O açúcar é mais barato e mais fácil de dosar.

Como é reduzir NO3 e PO4?

Como não sou químico, não irei me aprofundar na parte científica do assunto. De um modo geral, se você adicionar alguma substância a base de carbono, como açúcar (ou vodka), as bactérias se alimentarão e haverá um crescimento delas. As bactérias vão consumir mais e mais NO3 e PO4 para construir suas células. O excesso de bactérias, por sua vez será removido pelo skimmer, o que resultará na na queda do NO3 e PO4.

Antes de fazer alguma coisa, eu recomendo que você leia o post inteiro e participe no fórum no tópico sobre o assunto na sessão de  marinho. Por se tratar de uma técnica nova, recomendo cautela para a execução dela já que não sabemos os efeitos a longo prazo dessa aplicação. Um outro ponto negativo para ser levado em conta com relação a prática da dosagem do açúcar  assim como a prática da vodka é a pouca quantidade de material na literatura publicado. No entanto, esta técnica é bastante popular na Alemanha. Algumas pessoas que utilizaram a técnica relataram que ela possibilita uma redução considerável dos níveis de NO3 e PO4 (uma queda de  50 ppm).

O Skimmer

Um skimmer bom é um requisito fundamental para este método.  Além de cultivar bactérias para reduzir NO3 e PO4 você também terá de remover o excesso delas através do skimmer. Se você manter as bactérias em seu sistema, eles acabarão morrendo e  liberando todo o NO3 e PO4 para o sistema. Confiar apenas nas trocas parciais de água é uma manobra muito arriscada o recomendável é ter um bom skimmer no sistema! A outra razão para usar um skimmer é a troca de gás. Com o aumento da biomassa bacteriana irá diminuir seus níveis de O2 dissolvido, o que pode causar stress (ou morte) de alguns habitantes do reef.

Instruções de dosagem:

Embora seja fácil encontrar as dosagens adequadas para a técnica da vodka, inclusive descrita aqui no fórum, ainda não está bem compreendido essas dosagens com o açúcar. Esta é realmente porque muitos utilizam vodka em vez de açúcar.  Outra boa razão  para aguardar mais um pouco é devido a pureza do açúcar utilizado, no caso da vodka, por se tratar de um destilado, essa pureza é mais fácil de ser obtida. Por essas razões, não será relacionada dosagem detalhadas para essa técnica. Em vez disso, vou simplesmente citar alguns relatos das dosagens encontradas em muitos fóruns que eu li para fazer este post. Assim, você estará apto tirar as suas próprias conclusões.

… É melhor prevenir do que remediar portanto inicie com pequena dose e ajustar …

Tenha em mente que uma alta dosagem causará uma variação muito grande com os parâmetros do reef.

Se colocar muito açúcar o aquário irá turvar …

Três boas razões para começar com pequenas doses

1 colher (colher de chá) de açúcar é igual a 10 ml de vodka.

Se isso é certo, 1/10 de uma colher de chá para cada 100 litros seria uma boa dose no inicio (isto é o que é recomendado para a dose de vodka). Então, seria as mesmas dosagens da vodka.

2 colheres de chá em 2000 litros = 1 / 10 colheres de chá em 100.

Outra discussão onde as pessoas utilizam 1/8 de uma colher de chá 300 litros de água.

Se não estou errado, isso seria perto 0.5/10 colhe de chá para 100 litros.

Aqui, novamente, 10/01 colheres de chá para cada 100 litros

Levando em conta que um colher de chá de açúcar é igual a 10 ml de vodka , as pessoas que usam o açúcar geralmente seguem as mesmas quantidades recomendadas para a administração vodka. Se isso for verdade, eu diria que podemos usar a mesma dose diária. Clique aqui para ler o post sobre dosagem da vodka.

Essa matéria está em discussão no fórum na sessão Marinho, entre e participe!

Referências:

Reefkeeping.com – Vodka Dosing…Distilled!
ReefCentral.com – Dosing vodka to bring down N and P
Nano-Reef.com – Dosing Vodka, in a nano

Sobre Denis Costa
Aquarismo Bahia & Sergipe - Forum de Aquarismo

One Response to Dosando açúcar para reduzir NO3 e PO4 em Reefs.

  1. Chrys says:

    Parabéns pelo artigo Denis. Eu, como nutricionista, achei interessantissimo o uso de açucar para reduzir o oxido nitrico, particularmente, tao ofensivo ao aqua qto ao ser humano,
    parabéns, excelente!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: