Vida microscópica de um Reef!

Umas das coisas mais bacanas do aquarismo marinho dentre vários outros, é a relação da ciência, física, química e biologia que estão associadas na criação e manutenção de um reef, destacando a inter-relação das ciências como um todo. De outra forma, aquários reunem  dois aspectos diferentes da biologia: a perspectiva ecológica e microbiológicas. Pode-se ver o aquário quanto a um meio ambiente como um todo, (todo um sistema) ou como a soma de muitas partes.


Infelizmente, apenas alguns aquaristas têm a oportunidade de apreciar os seus sistemas ao nível mais básico: o microscópio. No entanto, eu recentemente tive a oportunidade não só de ver meus tanques nesta nova perspectiva, e também captar imagens para compartilhar com meus companheiros aquaristas. Para mim, esse projeto realmente destaca a impressionante biodiversidade em um aquario marinho, para não dizer nada de sua beleza.

De certa forma, estas imagens mudaram a minha forma de enxergar um reef. Ela não fornece apenas uma nova maneira de olhar para um reef, mas também mostrou coisas que eu não havia observado antes. Por exemplo, eu fui surpreendido com o volume e a diversidade de vida que vivem nas amostras de algas, um fato que considero sempre quando vejo algas como pragas. Mas acima de tudo, fiquei impressionado pela simples elegância, complexidade e beleza dos seus membros, frequentemente negligenciada, pela nossa comunidade no reef.


Para meus colegas cientistas e aquaristas curioso: as amostras foram coletadas através de um conta-gotas e colocadas em lâminas de vidro. Eles foram então analisadas e fotografadas com um AxioCam Zeiss MRC. Além de um pouco de agitação, não houve nenhuma preparação extra envolvendo em as coleções das amostras. Logo abaixo você pode observar uma visão microscópica dos meus aquarios marinhos ( nano de 10 litros e um reef de 140 litros).

Divirtam-se!

Copépodes

Quando visto de lado, este copépodos em 200x poder parecer pronto para atacar qualquer tolo o suficiente para nadar perto.

Fragmento de alga.

Um copépode a espreita tentando fugir da lente de 100x.

Em uma rara ocasição, podemos observar em um aumento de 200x como os copépodes são delicados.

Copépode ou filhote de alien? Difícil notar a diferença.

Artrópodes

Às vezes, você até se esquece que você não está olhando para um mundo alienígena através do microscópio … este artrópodes não identificados parece até ter saído de um filme de ficção científica, quando visto em um aumento de 100x.

Outro artrópode não identificado.

Outro copépode a 100x.

Cianobactérias.

Para uma praga, colônias de cianobactérias dificilmente demostrarão elegância, para observar isso tudo só através de uma lente com aumento de 400x.

Outro exemplo de delicadeza são essas colônias com formas de bolhas e espirais observadas em 100x.

As aparências enganam, o que parece ser uma sólida placa de cianobacterias são revelados lindas estruturas em um aumento de 200x.

Diatomáceas

Apesar de pouco mais de partículas ou peliculas vistas a olho nú, as diatomáceas possuem uma das arquiteturas mais interessantes e bonitas vistas por um microscópio em 200x.

Outra diatomácea e sua anatomia em 200x.

Outra linda diatomácea dessa vez sob uma lente de 400x

Um grupo de diatomáceas vistas a 400x realmente destacando sua incrível organização

O que aparentemente aparenta ser um acumulado de sujeira na verdade se trata de uma reunião de diatomáceas a um aumento de 400x.

Algumas diatomáceas mostrando a beleza improvável destas formas de vida extremamente pequena … Visto em 200x

Aves da mesma espécie voam juntos, e parece que o mesmo vale para esta colonia de diatomáceas em 200x (posando como uma mancha inócua ).

Isto é simplesmente um retrato nítido de um grupo de diatomáceas visualizado em 200x.

Eu pensei que tinha água limpa … Esta parte do meu refúgio mostra o contrário a 100x.

Quem adivinharia que apenas pontinhos poderiam ser bonitos? Gostaria de lembrar a todos que não há nenhuma cor artificial adicionado aqui … surpreendente é que o azul real. 200x.

Nemátodes

Sinceramente fiquei surpreso quando notei a grande variedade de vida nas algas: Nematóides!. Eles são também extremamente ativos, debatendo dificultando a captura de uma boa imagem. 100x.

Outro nemátode se escondendo na floresta de algas.100x

Um nemátode solitátio pego vagando pela água. Dificil foi convencer ele pra ficar parado para a foto. 100x

Diversos

Designers filme de ficção científica só precisa de investigar o mundo microscópico do aquário para encontrar inspiração, como este red worm em 50x.

Eu ainda estou penando para descobrir o que é isso. Parece um Snail mas 100x menor do que o normal.

A ponta de uma esponja flutua serenamente em 400x.

Essa é a minha favorita. O que parece ser um espiral de caderno é uma cianobacteria e ao lado diatomáceas a um aumento de 400x

Verme vermelho (red flatworm). Os pontos verdes são cloroplastos, essa é a resposta porque esses seres brilham tando sob HQIs.

E finalmente copépodes posando para foto, mostrando a 100x o porque são classificados como ciclopes.

Algas

Algas vermelhas são totalmente hipnotizante quando visto em 200x. Elas não são tão bonitos como a olho nu.

Eu costumava pensar que as algas filamentosas eram uma praga, mas quando vi a enorme quantidade de vida, a 100x, meu coração amolecido um pouco.

Quem está crescendo em quem? Estes diatomáceas fixaram residência em um “monstro”, as algas filamentosas, visto em 100x.

A prova da biodiversidade em nossos reefs podem ser vistos por toda parte, como essa célula solitária apanhadas em flagrante no seu momento de intimidade. 400x.

Embora eu tenha tido um monte de problemas com algas bolhas, sob essa visão até parecem gentil.

Mesmo sendo pragas, as algas pode nos levar a uma beleza de outro mundo, quando visto em 100x. Há duas espécies visto aqui: os filamentos verdes são distintos dos filamentos azul no canto inferior direito.

Da próxima vez que você olha para o seu reef, reserve um momento para observar a vida invisível que compõe a “invisível” porção “de cada ecossistema.

By Tommy Dornhoffer Reefkeeping 2008

Sobre Denis Costa
Aquarismo Bahia & Sergipe - Forum de Aquarismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: