Vai viajar? Dicas de como evitar problemas.

Viajar e não fazer um bom planejamento para o aquário antes pode ser uma situação traumática, mas existem algumas coisas que você pode fazer para minimizar o perigo de uma catástrofe maior. Quando um sistema é deixado sozinho em funcionamento por um pequeno período é algo bem tranquilo porém quando esse tempo de ausência aumenta a coisa é bem diferente. Este artigo pretende abordar cuidados a ser feitos ao realizar uma viagem longa.

Escolhendo uma babá para seu reef.

Este é provavelmente o passo mais importante. Você pode contratar alguém com conhecimento especializado em aquários, mas isso é caro e não há garantias de que irá cuidar de seu tanque do jeito que você quiser. Pessoas de sua confiança é a melhor alternativa já que teremos a tranquilidade de confiar algo que tanto gostamos nas mãos de uma pessoa conhecida e que fará tudo que foi mencionado, independente dessa pessoa for um expert em aquários ou apenas um novato.

A melhor escolha é um amigo que tem experiência com aquários. Se isso não for possível, então escolha uma pessoa que tenha demonstrado interesse em aquarismo, e que você pode confiar para seguir suas instruções, sem improvisos. Se você não se sentir confortável com qualquer uma dessas sugestões, entre em contato com um profissional de manutenção do aquário.

Preparação

Quanto mais cedo for o seu planejamento para a sua ausência, maior será a probabilidade do seu tanque continuar saudável da mesma maneira que deixou assim que voltar. A melhor estratégia para que nada ocorra de errado é a de pre-dosar a quantidade determinada de alimentos e de aditivos necessários para o aquário evitando assim as overdoses . Os alimentos podem ser distribuidos em saquinhos e etiquetados com a hora e o dia de utilizar. No caso dos aquarios marinhos, os aditivos poderão ser armazenados em potes pequenos previamente rotulados e pré-dosados para cada dia, no caso de viagens curtas eles poderão ser ignorados, um tanque estável não sofrerá alterações em poucos dias pela falta de aditivos. A menos que você tenha um método muito simples de dosagem kalkwasser, você poderia interromper a sua adição durante esse período. Uma dosagem errada de substancias como kalkwasse poderá causar sérios problemas ao sistema.

Certifique-se que a agua salgada de uma eventual troca parcial esteja num recipiente bem fechado para que se evite a sua evaporação fazendo com que haja alteração nos seus parametros. É recomendado uma explicação bem detalhada do procedimento de reposição da agua evaporada que deverá ser procedida com água doce e não salgada. Explicando por que isso é verdade vai ajudar a fazer sentido para o seu assistente.

Certifique-se de que não esteja faltando nada e que estejam numa localização facil para que o seu assitente possa encontra-los. Tenha certeza de que tudo o que precisa esteja devidamente rotulados e não poderão ser confundido com outros itens. Deixe todos os materias proximos dos equipamentos para que seu assitente possa localiza-los facilmente. Por exemplo, se vai precisar de um balde, certifique-se de um balde limpo, próprio para uso em aquários. Isso pode evitar que use um outro do uso para limpeza da casa (que quase sempre está cheio de produtos de limpeza) o que pode resultar em catástrofe para o seu tanque.

Outra coisa bastante importande é de fazer uma manutenção prévia dos equipamentos e retirar todoos os que não estão em perfeito funcionamento. Certifique-se de que tudo está funcionando normalmente. Simplifique a todas as suas tarefas, tanto quanto possível, não apenas para beneficiar o seu assistente, enquanto você está fora, mas também para você mesmo já que caso seja necessário alguma manobra mais avançada como uma troca parcial de agua possa ser realizada com tranquilidade pelo seu assitente.

Checklist

Criar uma lista simples de tarefas para o assistente utilize a cada visita. Nela deverá estar relacionado tudo o que ele deverá fazer a cada visita. Isso precisa ser o mais específico possível. Tente ser claro e objetivo na sua lista de modo que nao possibilite que o seu assitente esqueça ou passe despercebido de nenhum item.

Demonstre como fazer tudo o que esta relacionado na lista para o assistente. Peça para ele fazer tudo que pediu pelo menos uma vez na sua presença, para que possa verificar se ele entendeu bem o processo.

Livro de anotações

Mantenha um bloco de anotações junto com as orientações. Diga ao seu assistente para anotar qualquer coisa fora do comum observada, para que você possa acompanhar tudo o que foi feito a cada visita. Datas e horários das visitas e adição do alimento e aditivos são campos necessários e importantes para ser anotados. Isso pode ser útil para quando você voltar para ver como as coisas correram. Além disso, se algo der errado, o assistente pode ler o bloco de anotações com você por telefone para que você possa determinar o que está errado com o aquário.

Clique aqui para fazer um download do checklist. O arquivo está no formato do Excel.

Freqüência das visitas

Dependendo da sua confiança da estabilidade do seu aquário, você provavelmente só precisará de visitas dia sim dia não. Caso seu aquário nao esteja equilibrado ou num estagio inical ou necessite de reposições de agua doce diariamente ou até mesmo por desencargo da sua consciência, então certamente recomenda-se visitas diárias. Caso contrário, os habitantes do seu aquário não terão problemas algum durante um período de uma ou duas semanas se alimento

Não fazer grandes mudanças

Se possível, evite fazer quaisquer alterações importantes antes de sair. Os primeiros dias depois de fazer uma mudança é quando uma falha é mais provável de ocorrer. Controle a tentação de instalar alguma nova parafernália antes de saír, deixe isso para quando você retornar.

Simplifique as coisas

Não complique as coisas. O que parece simples pra você pode confundir o seu assistente. Apenas oriente o que é absolutamente necessário para manter seu aquário bem até você voltar. As mudanças da água pode ser adiadas, os aditivos podem ser ignoradas, os alimentos vivos feitos a base de frutos do mar poderão ser substituídos por simples alimentos industrializados. Tente deixar tudo de uma maneira bem simples.

Comunicação

Se for possível, faça contatos regularmente com o seu assitente. Isso irá reduzir o estresse, tanto para você e seu assistente. Certifique-se o assistente fará nada mais do que está relacionado na lista, caso for fazer algo diferente peça pra ele lhe comunicar primeiro. Claro que toda regra possui excessões, como é o caso de um vazamento. Deixe se seu assitente realize todas as tarefas conforme descrito na lista, com isso eles não serão responsáveis se algo de errado acontecer. Se possível, converse com seu assitente diariamente para ter certeza de que nada está correndo errado. Certifique-se de dar informações de contato para o seu assistente, para que possa te encontrar se algo der errado.

Deixe um telefone de alguém experiente em aquarismo em caso dele não conseguir falar com você. Um bom exemplo disso pode ser algum funcionário de uma loja de confiança ou ate mesmo algum colega seu que tenha aquarios também, que podem ter um conhecimento aprofundado do seu sistema, ou em aquários em geral.

Documento de Solução de problemas básicos

Documente tudo o que deu errado antes no seu sistema para que seu assitente possa ter conhecimento. Se isso aconteceu com você, isso poderá acontecer com ele. Também descreva como resolver tais problemas, se iso aconteceu com você, o mesmo problema poderá acontecer com ele.

Relaxe e aproveite sua viagem. Você já fez tudo o que puder para garantir a saúde de seu tanque.

Sobre Denis Costa
Aquarismo Bahia & Sergipe - Forum de Aquarismo

One Response to Vai viajar? Dicas de como evitar problemas.

  1. Marcelo de Jesus says:

    Muito boa esta materia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: