Erradicando Aiptasia!

Varias maneiras de erradicar com aiptasia do seu reef.

Um dos assuntos mais discutidos nos foruns pelo mundo é como eliminar de uma vez por todas a tão temida Aiptasia. É um daqueles animais que se adaptam muito bem a todos os tanques, não importa quais são os parâmetros de água.

Aiptasia são definitivamente considerados uma praga pela maioria, e realmente queremos distancia dos nossos reefs. São muito agressivas, se desenvolvem numa velocidade impressionante e em pouco tempo já está causando prejuizos para o tanque.


Vou tentar descrever algumas das mais populares formas de erradicar essas pragas nossos aquarios. Existem diversas formas além dessas que eu vou explicar, mas este já é um bom começo.

Uma das maneiras que conheço é erradicar-las com vinagre. Pegue uma pequena quantidade de vinagre em uma tigela e coloque-o em um microondas por um minuto. Pegue uma seringa com uma agulha e aspire o vinagre. Aplique o vinagre injetando um pouco no seu corpo, em qualquer lugar de 0,25 ml-.50ml, dependendo do tamanho da Aiptasia. Elas vão se dissolver quase instantaneamente. Recomenda-se aplicar com certos intervalos para evitar oscilações drásticas de pH.

Suco de limão tem sido usada por muitos com sucesso, a agulha e o método da seringa parece funcionar melhor, mas também ouvi algumas pessoas terem sucesso apenas pulverizando proximo a aiptasia.

Água fervente funciona muito bem, no mesmo método de dosagem descrito acima.

Kalkwasser ou hidróxido de Ca são métodos muito comuns. Recomenda-se preparar uma pasta misturando agua e a substancia e aplicar com uma seringa ou palito de picolé para sufocar a Aiptasia.

Há também vários animais que se alimentam de Aiptasia. Para muitos peixes borboleta a aiptasia é o seu cardapio preferido porém nem todos os peixes borboleta são animais seguros para manter em tanques com corais, por isso não deixe de pesquisar antes de comprar um desses peixes. Um dos borboletas mais comuns que muitos aquaristas tiveram o sucesso no tratamento contra aiptasia é o Copper Band. Estes peixes, no entanto, pode ser bastante difícil de manter e são muito exigentes no que eles comem. Então, mais uma vez, por favor, faça pesquisa antes de comprar um.

Berghia nudibrânquios também são conhecidos por devorar Aiptasia, mas novamente vai ser muito complicado manter-se vivo após o seu trabalho está feito. Portanto, este também é outro animal que deve ser observado antes da adição de um tanque. Eles também são muito pequenos, e nem sempre faz bem em reefs com intensa circulação, como eles podem ser jogados em cima de algum outro animal.

Provavelmente uma dos mais populares e mais questionados predadores naturais da anêmona Aiptasia, é o camarão bailarino. É bom observar a procedencia para nao acabar comprando um camarão de outra especie achando que é um bailarino. O camarão bailarino é conhecido por comer Aiptasia. Eu tenho tido grande sucesso com esses animais, e tenho notado também que o maior sucesso vem quando um maior número destes são mantidos, ao invés de apenas um ou dois.

Se você só tem poucos focos de aiptasia, ou se você tem certas restrições, não permitindo que você adicione certos animais ao seu aquário, eu recomendaria usar uma das injeções ou pastas.

Como já mencionado, e sempre sugeriu, antes de adicionar qualquer animal para o seu tanque, por qualquer motivo, faça sua pesquisa e verifique se ele é compatível com os outros habitantes do seu tanque e que seu tanque é apropriado para aquele animal em particular.

Reefkeeping Magazine™ Reef Central, LLC – Copyright © 2009 – All rights reserved.

Sobre Denis Costa
Aquarismo Bahia & Sergipe - Forum de Aquarismo

One Response to Erradicando Aiptasia!

  1. Eu realmente gostei de sua pagina Erradicando Aiptasia!
    | AquaBaSe – Aquarismo Bahia e Sergipe.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: